terça-feira, 25 de outubro de 2011

Relato da prática pedagógica

Relato da prática pedagógica

            Quando se fala em mídias na educação, logo nos vem a mente uma infinidade de pensamentos, porque as mídias estão cada vez mais presentes na vida das pessoas, em seu cotidiano. Um bom exemplo disso são os e-mails. Então, porque não trazer eles para produzir conhecimentos.
            A atividade que realizamos sobre a “importância da integração das mídias em sala de aula” foi um bom exemplo, pois falamos sobre um tema proposto, trocando informações e idéias com os demais colegas.
            Os assuntos abordados, além de nos fazerem refletir, nos possibilitaram aprender e sugerir práticas para aplicarmos em sala de aula, sempre visando o aprender.
            Na troca de e-mails com as colegas, ficou claro as dificuldades que existem com a falta de algumas mídias em escolas, sempre cabendo ao professor usar de criatividade para que possa desempenhar bem sua atividade e que o aluno esteja ciente do que acontece ao seu redor.
            Para promover a aprendizagem, o professor precisa estar apto a usar o que lhe é oferecido no ambiente escolar, afinal muitos tem acesso a celular, e-mails, Orkut, etc e outros tantos não sabem nem manusear um computador. Como a escola em geral não oferece todos as ferramentas, pois algumas oferecem umas e outras oferecem outras, é necessário trabalhar com o que a escola oferece para que se promova a aprendizagem. Pois como colocou a colega Nádia “o desenvolvimento de um positivo trabalho, depende não só das mídias mas de um profissional comprometido que, com criatividade utiliza de maneira proveitosa tanto para ele quanto para o educando, as mídias disponíveis em sua realidade escolar”.
            Na discussão em grupo destacou-se o uso do e-mail para promover a aprendizagem, que o professor precisa usar a criatividade para adequar o que a escola disponibiliza e surgiu o assunto do uso dos fóruns. Estes também promovem a aprendizagem e os alunos e professores, que  podem participar em horários diferentes, desde que tenham acesso a internet. Neste espaço, alunos e professores trocam informações, conhecimentos, esclarecem dúvidas, desenvolvem a produção escrita – assunto também preocupante atualmente, interagem, pesquisam, enfim, utilizam várias ferramentas.
            Portanto, deve-se observar que o uso dos e-mails para a prática de aprendizagem traz inúmeros benefícios como sanar dúvidas, receber ou enviar trabalhos, informar-se de uma maneira mais rápida e com a mesma eficiência que presencial. Se o professor tem a possibilidade de fazer uso dessa ferramenta, é uma boa dica.
            Porém é preciso ter cuidado, quanto aos e-mails que se recebe, pois como em todo o lugar, há aqueles de má fé, que enviam vírus para danificar o computador, por isso é necessário estar atento e abrir e-mails somente de pessoas conhecidas e ter um bom antivírus.


2 comentários:

  1. Olá colega, gostei do visual e do gadgte do relógio. As postagens assuntos interessantes.

    ResponderExcluir
  2. Colega, realmente como comentou a colega Nádia, é preciso muito comprometimento dos docentes no processo de ensino aprendizagem em relação ao uso das mídias na escola, não basta tê-las disponíveis mas é preciso didática para explorá-las.

    ResponderExcluir